8 Jul 2019

Ermos


Não vos cansa a negatividade, a visão do mundo e dos outros como um lugar de trevas e ressentimento, um sítio ermo onde todos os outros estão errados e nós, os eleitos e iluminados, temos razão? O Mariano não cumpriu. O Grancelino até nem era mau de todo mas também não cumpriu porque chegou atrasado, esbardalhou-se nas gorduras que lhe albergam a infelicidade e isso quase lhe foi fatal, isso e ter visto a melhor amiga morrer aos 11 anos, mas isso e outros issos interessam pouco ao lado de coisas inomináveis que só respondem por siglas, nem sequer acrónimos que eu gosto de acrónimos. A Dicotomina, coitada, esforçou-se bastante mas é limitada e é melhor escrever l i m i t a d a, ao que reclamei do alto dos meus cabelos eriçados, 'não, não podem escrever isso, digam de outra maneira', os nomes das coisas podem ser muitos, a realidade soará menos dura se lhe arredondarmos os epítetos e às vezes precisamos, a Dicotomina merece, e foi isto a sequência lógica de uma série de considerações sobre a vida de merda da Dicotomina, aceitemos agora sem limitações que há vidas de merda, e também sem arredondar palavras, talvez as arestas do M e do R se espetem nas almas dos presentes. Não espetaram. Já o Timóteo é um bardina, queria passar de ano, mais coisa menos coisa, assim, sem mais nem menos, ou quase. Afirmei, pedindo para entrar na conversa que talvez fosse melhor dar-lhe a oportunidade, decidiria por si e mostraria o seu valor, mas não, ainda senti um olhar certeiro que só foi desviado porque a rodela prateada do meu colar se interpôs no caminho e me salvou a indignação certeira ao peito, lá onde me crescem e palpitam coisas sentidas, e agora estaria erma de palavras também eu.
E depois, lá para o quase fim, disse 'olhem, ontem fiz uma tarte tatin de alperces d e l i c i o s a!' Ao meu lado senti a energia doce da aprovação e comecei a evadir-me daquele sítio ermo para onde há tartes tatin de alperces e um raio de sol que ilumina os lugares ermos para que deixem de o ser.
Não vos cansa tudo isto?

No comments:

Post a Comment